12 setembro 2013

Enquete: Emprestar... sim ou não?

Emprestar ou não emprestar livros? Eis a questão. O empréstimo de livros é um assunto um tanto quanto polêmico para diversos leitores, principalmente para mim. Emprestar não deveria ser considerado um TABU para mim, já que me tornei leitora exatamente após pegar emprestados livros de um colega. A questão é que sou um tanto quanto possessiva e egoísta em relação ao que é meu. Não só os livros, é claro, mas também meu violão, meu teclado, meus pais e até mesmo a guitarra que toco na Igreja, que nem minha é.

Tudo começou em uma tarde absolutamente quente, onde por sua vez, o Submarino decidiu fazer uma super promoção. Embora seja leitora e tenha compulsividade em relação a livros, era proibida de compra-los, já que tinha muitos livros, meus pais não entendiam a razão de eu querer mais, então tinha que me contentar com os que tinha. Mas essa promoção era diferente das outras! Os livros da Meg Cabot, que em dias normais custam o preço de um kit de casa com piscina + um rim saudável, estavam por 10 reais. 10 REAIS! Surtei e comprei.

Mas o que no início era uma alegria imensa, se transformou em ruína no dia que decidi exibi-lo para os demais colegas. Um certo individuo pediu-me emprestado e naquela determinada situação, não pensei em mais nada e emprestei-o. E lá se foi, o meu querido Diário da Princesa.














E ele voltou para casa assim: Riscado a caneta, suas orelhas desgastadas e quase absolutamente sem cor nos detalhes da capa. Desse dia em diante, perdi minha confiança na humanidade. Como poderiam cometer tal atrocidade com um livro que não fez mal nenhum a ninguém? Como?

Enfim, isso faz quase um ano, mas ainda hoje, não costumo emprestar meus livros com frequência. Só quando a pessoa insiste demais ou me ameaça, então eu não tenho escolha. Empresto, mas com condições: 

1. Não manusear o livro com as mãos sujas;
2. Não comer e nem beber perto do livro;
3. Tratar o livro como se fosse sua vida;
4. Se comprometer em entregar-me o livro ao prazo de 15 dias.
Caso isso não ocorra, será cortado um pedaço de seu dedo mindinho e não poderá desfrutar do prazer que é ser meu amigo.

Posso até estar exagerando, mas os livros são muito preciosos para serem maltratados...
Exatamente por isso, gostaria de saber a opinião de vocês, leitores. Vocês emprestam ou não emprestam? Vocês também criam condições para empréstimos de livros ou vocês me acham louca? Votem na enquete ali do lado! Preciso saber a opinião de vocês! <3
Beijos,

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu NUNCA MAIS NA MINHA VIDA INTEIRA (á registrado na minha certidão de nascimento) empresto um só livro para alguém. A princípio porque minha coleção de livros é curta, e outra por uma experiência vivida: Eu emprestei um livro meu para uma amiga, e deixei-a ler, falei que não podia usar as orelhas e ela usou, falei que não era pra deixar em cima da carteira da escola e ela deixou, ela emprestou o meu livro como se fosse dela, e além disso o mais trágico: ela jogou no meio da sala de aula ele, e ele se espatifou no chão... imagina como ele ficou? Vai ter troco....

Meireane disse...

Karen do Céu! Imagino como você ficou... isso já aconteceu comigo, emprestei um dos meus livros favoritos e a pessoa emprestou para outra. A sorte é que a outra pessoa soube cuidar direitinho do livro, mas mesmo assim O LIVRO É MEU! É horrível quando você gasta grande parte do seu tempo ''cultivando'' seus livros (risos) e o outro vai lá e... bem.

Aline T.K.M. disse...

Hahahah! Até empresto meus livros, nunca neguei, apesar de já ter tido uma experiência de não voltar a ver o livro... Mas bom, só fico me remoendo se é um livro querido (um dos favoritos, ou que ganhei de presente), mas não coloco condições nem nada. Confio na responsabilidade do outro, apesar de saber que nem sempre dá certo hehe. Acho que sou bem mais chata em relação aos meus cds, apesar de que hoje em dia ninguém mais pede cd emprestado hahaha.

Um beijo, Livro Lab

Fernanda Muniz disse...

É complicado.
Eu emprestei um livro para minha prima e ela cuidou super bem dele. E uma vez emprestei para uma amiga e nunca mais vi, tive que comprar outro.

Emprestar livros é difícil. É como a mãe que precisa conhecer bem a pessoa antes de deixar que ela o leve para passear! rsrs

Beijos

Carolina Inthurn disse...

Acho que foi pouco ainda hahaha Eu emprestei uma pra minha "ex-melhor amiga", o meu primeiro livro COMPRADO COM MEU PRÓPRIO DINHEIRO. Tem noção do quanto isso é importante? Daí ela não me devolveu mais, brigamos, eu me mudei e ainda aguardo o livro. Não foi porque eu não pedi não hein, eu insisti. Mas no dia em que mudei de cidade não teve jeito, ela não me devolveu e acho que nunca mais o verei :( Puta falta de sacanagem (desculpa a linguagem)... Fico revoltada só de lembrar.
Hoje eu empresto só pras minhas amigas mais próximas e com várias condições (tipo as suas), e pra quem eu sei cuida.

Beijos e amei aqui ♥
http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Pois é meninas, quem nunca teve uma experiência ruim com nossos mascotes não é?
Eu particularmente, seleciono para quem emprestar meus amores, pois nós leitores sabemos de olhos fechados quem tem cuidado com os livros e quem não tem.
Enfim, tratando de emprestar(assunto polêmico) vai de pessoa para pessoa.
Eu sou ciumenta, e adquiri os termos de uso que Meire me ensinou, hehe. Bjinhus Gil

Anônimo disse...

Acho que todo mundo tem uma história semelhante para contar, né? Infelizmente muitas pessoas parecem pensar que só porque não é delas, elas podem tratar com menos carinho (pensamento o qual deveria ser exatamente o oposto!), mas o fato é que penso o seguinte: os benefícios de emprestar um livro são bem maiores do que as partes ruins. Muitos livros meus jamais voltaram - e quanto a essas pessoas jamais confiei novamente meus livros ou qualquer outra coisa. Esse tipo de situação diz muito sobre uma pessoa, não apenas se ela é cuidadosa ou não, mas já demonstra a consideração que ela tem por você, sinceramente! Mas quanto àquelas que me devolveram, posso apenas dizer que os livros nos fizeram criar laços mais fortes, conversas mais legais e, dessa forma, fiz novas amizades <3 :) E acho que isso conta mais do que perder 1 livro, que é substituível (com exceções, claro).

Miguel Felipe disse...

Olá, Meire!
Primeiramente, gostaria de agradecer sua visita ao Parágrafos e Capítulos, mas também quero parabenizar o seu blog que está muito legal e já estou seguindo! Quanto a questão de emprestar os livros, eu também sou assim, só empresto para algumas pessoas e perturbo mesmo pra terem cuidado hahahahaha.
P.S. Legal saber que você toca teclado, eu também!

Miguel, Parágrafos e Capítulos.